Apresentação

Gerar, disseminar e debater informações sobre CONTAMINANTES ALIMENTARES, sob enfoque de Saúde Pública, é o objetivo principal deste Blog produzido no Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde - LabConsS da FF/UFRJ, com participação de alunos da disciplina “Química Bromatológica” e com apoio e monitoramento técnico dos bolsistas e egressos do Grupo PET-Programa de Educação Tutorial da SESu/MEC.

Recomenda-se que as postagens sejam lidas junto com os comentários a elas anexados, pois algumas são produzidas por estudantes em circunstâncias de treinamento e capacitação para atuação em Assuntos Regulatórios, enquanto outras envolvem poderosas influências de marketing, com alegações raramente comprovadas pela Ciencia. Esses equívocos, imprecisões e desvios ficam evidenciados nos comentários em anexo.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Sachês de molhos contaminados



O laboratório de microbiologia de alimentos da Universidade Federal do Rio de Janeiro recolheu embalagens de sachês de molhos em balcões de bares e lanchonetes e o resultado foi assustador: das 250 amostras de molhos como ketchup, mostarda e maionese analisadas, mais de 82% estavam contaminadas por bactérias, mais de 70% continham fungos e em 10% havia coliformes fecais.

Fonte:Jornal Hoje.Edição do dia 08/11/2011.

2 comentários:

Rafaelle Correia disse...

Vale salientar que uma das fontes de contaminação dessas embalagens de sachês de ketchup pode ter sido na manipulação do alimento em algum momento na hora de sua fabricação. Com isso vale ressaltar a importância das Boas Práticas de Manipulação em Alimentos preconizada pela RDC 216/2004, afim de garantir as condições higiênico sanitárias do alimento preparado evitando ou minimizando assim as probabilidades de contaminação por meio da manipulação. Portanto os manipuladores precisam cumprir requisitos de higiene e saúde previstos por essa RDC, uma vez que o contaminantes provenientes podem ser nocivos à saúde ou comprometer a integridade da mesma.

Fonte:http://portal.anvisa.gov.br/documents/33916/388704/RESOLU%25C3%2587%25C3%2583O-RDC%2BN%2B216%2BDE%2B15%2BDE%2BSETEMBRO%2BDE%2B2004.pdf/23701496-925d-4d4d-99aa-9d479b316c4b

Por: Rafaelle Correia

Marcus Rodrigues disse...

É muito comum depararmos com um sachê de molho jogado de qualquer forma num balcão. A exposição de luz e calor excessivos que podem afetar diretamente na integridade dos recipientes. A quebra da integridade afeta diretamente da exposição destes recipientes com a propagação de microrganismos, que conseguem reproduzir-se em temperatura ambiente. Com isso, se faz necessário a melhora dos recipientes por materiais que são resistentes a condições mais fidedignas aos locais onde estes ficam expostos. Além disso, é importante evidenciar a data de validade destes produtos, de modo que fique mais notório esse processo de data.