Apresentação

Gerar, disseminar e debater informações sobre CONTAMINANTES ALIMENTARES, sob enfoque de Saúde Pública, é o objetivo principal deste Blog produzido no Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde - LabConsS da FF/UFRJ, com participação de alunos da disciplina “Química Bromatológica” e com apoio e monitoramento técnico dos bolsistas e egressos do Grupo PET-Programa de Educação Tutorial da SESu/MEC.

Recomenda-se que as postagens sejam lidas junto com os comentários a elas anexados, pois algumas são produzidas por estudantes em circunstâncias de treinamento e capacitação para atuação em Assuntos Regulatórios, enquanto outras envolvem poderosas influências de marketing, com alegações raramente comprovadas pela Ciencia. Esses equívocos, imprecisões e desvios ficam evidenciados nos comentários em anexo.

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Especialistas associam surto de mal de Chagas ao consumo de açaí

Número de casos triplicou em 2011: foram 41 confirmados em Belém. Destes, 24 aconteceram só em outubro, caracterizando surto da doença.



Em Belém, a preocupação é com um surto de Mal de Chagas. O número de casos triplicou em relação a 2010. Em 2011, 41 casos confirmados em Belém. No ano passado foram 14 casos. Dos 41 casos de 2011, 24 aconteceram somente em outubro, o que caracteriza um surto da doença, segundo as autoridades.

Em todo o Pará, 85 casos foram confirmados e 10 pessoas morreram com a doença. Especialistas apontam que é um índice muito alto de mortalidade. O mal de chagas é causada por um parasita, transmitido pela picada do barbeiro, por transfusão de sangue e, principalmente via oral por alimentos contaminados com as fezes do inseto.

Esse surto estaria associado ao consumo do suco do açaí, alimento base do paraense. Segundo especialistas, o barbeiro costuma ficar em áreas de várzea, onde é colhido o fruto do açaí. Quatro pontos de vendas do produto foram interditados em Belém.

Fonte: Bom Dia Brasil - Edição do dia 26/10/2011
Disponível em: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/10/pa-especialistas-associam-surto-de-mal-de-chagas-ao-consumo-de-acai.html

Um comentário:

Marcus Rodrigues disse...

Uma dos principais problemas no consumo de açaí no Brasil é referente a certificação do mesmo para consumo. O açaí no Brasil é muito consumido, sobretudo na região norte e nordeste do país. Uma das maiores preocupações deste assunto, é referentes a segurança de consumo destes alimentos. A doença de chagas é transmitida por um vetor triatomíneo que, por hábito, tende a ficar na árvore de açaí. Quando derrubarda e as frutas processadas para a extração do suco, o barbeiro é triturado liberando então o parasita causador da enfermidade. O consumo de açaí oriundos de lugares não certificados apresenta um risco para a população local, podendo contrair uma doença que pode tem alto potencial de causar morbidades. Uma solução para amenizar a contaminação da população com o parasita causador da doença de chagas através da alimentação é com o consumo de alimentos oriundos de lugares 100% certificados.